quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A INVOLUÇÃO DA ESCRITA

Vejam o que disse ninguém menos que José Saramago ao Jornal Globo.
...

18 comentários:

André Barcelos Silva disse...

Além de velho esse cara ainda é burro. Se realmente o Twitter fosse usando para responder o que estamos fazendo, ele não duraria um mês.

Um Twitter está mais para uma índice para a leitura de coisas importantes que acontecem na nossa sociedade, pelo menos é assim que eu o uso. Uma ferramenta que serve como central de divulgação das informações e não como um canal de comunicação pessoa/pessoa.

O Twitter é mais um passo que a intenet alcança, o primeiro foi o Google. Com o Twitter temos mais informações e mais objetividade à nossa disposição.

Para o velho que, infelizmente, traz um comentário desses só espero que viva o suficiente para ver a importancia, não só do Twitter mas, de muitas ferramentas que estão aí somente para nos proporcionar comodidade.

Daiane [VivoVerde] disse...

Na boa... ele pode ser O CARA das histórias e livros e tal ..
Mas falar que o twitter vai decair para um "monossilabo como forma de comunicação" é de mais ...
para mim ... isto reflete aqui assim ...

oi ..

bem..

e vc?

joia...

E pelo que vejo lá!! não tem nada disto, até porque as pessoas que agente vê fazendo isto( a maioria, aqueles que veem do orkut) e acham que twitter é bate-papo... eu mesma dou UNFOLLOW!

Mas é a minha opinião... desejo ver de outros =]

PS: só cheguei ao seu blog ... PELO TWITTER... veja a diferença em compara-lo a monossílabos, não vejo seu blog ASSIM ..

Bjus e parabéns pelo blog =] coisas assim fazem com que pessoas pensem um pouco mais ^^

Harly Carreiro disse...

Só uso o twitter como um receptor ágil de links de notícias e mais nada. Todo o resto não considero útil a mim e acredito que existem ferramentas que já suprem as necessidades.

Nailson Martins disse...

Saramago OWNED! é vero... Twitter deve ser usado com cuidado... pode alienar e viciar.

Jeverson Lima disse...

De que adianta um bom curriculo, ser autor de livros, ter fama, se não tem conhecimento sobre o futuro!! Um pena ter gente pensando ainda assim!!

Os desinformados mandam "prosas" sobre o que não conhecem, e ainda tentam ser senhores de ferros, frente a meteórica explosão de novidadas da web!

Vai se atualizar Sr. Saramango, deixe de falar besteira, e só comente aquilo que vc conhece, isso mostra sabedoria!!

E outra, crie seu Twitter, e veja se consegue seguidores para as suas "grandes" palavras!!

Anônimo disse...

Percebe-se com estes comentários a qualidade da leitura realizada por estes que comentaram, que deve refletir nas respostas apresentadas em seus trabalhos escolares. No mínimo não sabem nem quem é o escritor, suas obras e prêmios.
Quantos de vcs já leram um livro no último mês?
Valeu.

Maurílio Hoffmann disse...

Acho difícil analisar algo dito por uma mente tão mundialmente considerada.

Infelizmente discordo de Saramago ao não acreditar que estajamos levando a comunicação à decadência, muito pelo contrário, "nunca na história do mundo" houveram tantas formas de estabelecer a comunicação.

A Internet, junto com todas as ferramentas de comunicação - aí emglobando MSN, Skype e até mesmo Orkut, Blogs e Twitter-, tem quebrado barreitas espaço-temporarais, ligando o mundo inteiro.

Quando McLuhan propôs sua "Aldeia Global" foi criticado, aliás muitos sábios são criticados a seu tempo e depois percebemos que estavam certos. Por isso afirmei ser difícil analisar o pensamento de Saramago, quem sabe no futuro percebamos que ele estava certo...

Agora o que mais me ofende com relação ao Twitter (e aí novamente incluo os blogs)é que não percebam a possibilidade aberta por estes para a descentralização da emissão da informação. A sociedade, hoje, não tem como formadores de opinião apenas comglomerados comunicacionais financiados por regimes ditatoriais ou dizimos de pessoas preocupadas em "comprar" (por mais capitalista-selvagem-materialista que o termo pareça) um pedaço do céu.

Estamos finalmente livres de ideologias monopolistas, finalmente livres, como passáros (azuis?)...

Unknown disse...

Curioso - O currículo do Saramago cabe numa mensagem do Twitter:
"José Saramago,
1998 - Premio Nobel de Literatura"

Acho que cabe, né?

Fernando Ebrahim disse...

@Dedhy

A frase do Saramago serviu pelo menos para que você se expressasse em mais de 140 caracteres.

Unknown disse...

Que tal assistir "Ensaio sobre a cegueira", de autoria de José Saramago, antes de escrever besteira. Não me atrevo a convidá-los a ler o romance já que a capacidade de leitura e compreensão pode estar limitada a 140 caracteres. Ih, já passou :^))

Maurílio Hoffmann disse...

já que estamos sugerindo leituras ai vão as minhas à quem interessar:

Tecnologias da Inteligência - Pierre Lévy
Cibercultura - André Lemos
Redes Sociais na Internet - Raquel Recuero
Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter - Juliano Spyer

O último mostrando que o twitter não é uma rede de grunidos, mas uma ferramenta que está chamando atenção, inclusive, de empresas e políticos...

Alysson Bruno disse...

Então...

O twitter tem um problema: nele só podemos digitar 140 caracteres, com essa quantidade de caracter não há viva alguma que fale algo *relevante* (pra falar isso tive que gastar 143 caracteres!).

Pra conseguir uma frase mais complexa no twitter temos que cotar pontuação, abreviar palavras, até beirar o initeligível, resumir o pensamento, neste ponto chegamos próximo do que Saramago quis dizer: do grunido.

Mas este não é um mérito do twitter, este processo de desconstrução da linguagem bem escrita começou com as ferramentas instantâneas, vide ICQ, MSN e Mensagens de celular.

Se algum tiwtteiro me provar qual a relevância que ele tem, em relação a BLOG's e outras novas mídias, não venham me compara-lo ao livro ou jornal, pois são mídias diversas, mudo minha opinião, até lá ele só serve pra falar porcaria (
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/13/dialogos-e-comentarios-sem-sentido-dominam-mensagens-do-twitter-diz-estudo/)

Nailson Martins disse...

A preocupação do Saramago é que a galera de hj não se preocupa tanto em escrever em profundidade.

Maurílio Hoffmann disse...

Algumas observações:

1 - Por que nunca vi nenhum dos que criticaram no twitter?

2 - "Anonimo" se é tão inteligente/sábio/leitor porque se esconde atrás de uma possibilidade da web - leia-se a difusão anônima de conteúdo?

3 - Nessa mesma entrevista Saramago disse que não se deve confundir literatura com blogs. Logo não vejo pq ficar levando em consideração a frase dele contida neste post. Busquemos uma frase de alguém que entenda do que está falando.

4 - Alysson, o bacana da Internet é que tem espaço pra todo mundo. Assim como há pessoas que acham que o Twitter só presta pra escrever besteiras, há pessoas que não vem no Orkut nada além de uma mega coluna social.
Talvez por isso tanta gente larga o twitter de mão ou nem chegar a criar um, nele você tem que se construir pelo que fala (em 140 caracteres, ou mesmo em microlinks) e não apenas colocando fotos, vídeos e entrando em comunidades do tipo "eu amo banana frita" ou "eu odeio segunda-feira".
Eu, por exemplo, sigo autores (doutores) que usarei na monografia (vide @andrelemos, @raquelrecuero, @alexprimo, @palacios49) e que estudam a cultura contemporânea.
A Internet pode não ter vindo para salvar o mundo (Saramago) mas pelo está mudando-o, sem ela talvez não estivéssemos tendo uma discussão tão produtiva.

Alysson Bruno disse...

Maurílio,


Eu até tenho twitter, http://www.twitter.com/alyssonbruno, mas não uso muito, estou querendo usá-lo mais, em conjunto com o blog, mas ainda não montei uma estratégia.



Não tenho nada contra o twitter em si, como falei ele apenas está potencializando uma tendência geral de falar (escrever) mais simplificadamente, e é neste ponto que concordo com o Saramago. Claro, que há pessoas que escreverão corretamente e com conteúdo no twitter, mas a grande maioria só sabe fazer grunidos (para usar a terminologia do escritor).< br/>


O que não vou concordar nunca, seja quando falarmos de Orkut, twitter, MSN, celular, é uma pessoa passar o dia pendurado na ferramenta porque “precisa está conectado”. Não vejo qualquer sentido em fazer 20 ou 30 twitters num dia. E, com certeza, não clico em links escondidos, pelo menos não enquanto não criarem uma forma segura de fazer isso.



Respeito sua posição, principalmente porque de todos nós é o único que está fazendo um trabalho acadêmico sobre a ferramenta, mas ainda não me convenci da relevância que o twitter pode vir a ter.

André Barcelos Silva disse...

Deixo apenas "..." depois do considerável ótimo comentário do meu amigo Maurílio Hoffman. Mais alguém? (Tudo em menos de 140 caractéres)

Maurílio Hoffmann disse...

ao meu colega Doido, digo Alysson.

Concordo plenamente contigo. Também não vejo necessidade de ficar conectado o tempo todo e de twittar tudo o que acontece, tanto que uma das coisas que mais gosto de fazer é parar e ler um bom livro, seja ele de informática, comunicação ou até literatura...

Agora acredito também, por mais utópico que possa parecer, que as potencialidades da Internet devem ser aproveitadas da melhor forma, quer exemplo melhor que essa discussão. Não imagino todos nós em qualquer outro local tendo uma conversa assim...

Sem entrar em mérito do que é melhor ou pior vão surgir ainda outras ferramentas com outros fins que vamos acabar nos apropriando também e logo depois esquecendo como se nunca tivesse existido (vide Second Life). E assim continuamos nossas vidas: conhecendo, discutindo e sempre aprendendo...

Charles Albert disse...

Certo... E?